O Prefeito e o Vice-Prefeito do Município de Italva foram formalmente reconhecidos como vítimas de um suposto crime de extorsão, conforme consta no Inquérito Policial nº 148-00730/2025, instaurado pela 148ª Delegacia de Polícia e encaminhado à 5ª Vara das Garantias da Comarca de Campos dos Goytacazes-RJ.
De acordo com o relatório final do inquérito, um homem — cuja identidade foi preservada — foi indiciado pela prática do crime previsto no artigo 158 do Código Penal (extorsão).
Segundo a apuração policial, o investigado teria encaminhado mensagens de voz e realizado manifestações públicas com o objetivo de constranger autoridades municipais. A suposta ameaça consistia na divulgação de acusação de “compra de votos” nas eleições municipais, caso não fosse atendida a exigência de recontratação de sua esposa em cargo comissionado na Prefeitura.
Ainda conforme o documento policial, a tentativa de extorsão não teria sido direcionada apenas ao Prefeito, mas também ao Vice-Prefeito e a um vereador do município, que igualmente teriam recebido comunicações com teor intimidatório.
Após a colheita de depoimentos, degravação de áudios e análise do conteúdo divulgado, a autoridade policial concluiu pela existência de indícios suficientes de autoria e materialidade, procedendo ao indiciamento do investigado.
O caso agora segue para apreciação do Poder Judiciário e do Ministério Público.
⚖️ O episódio movimenta o cenário político local e reforça o debate sobre responsabilidade, limites da liberdade de expressão e a gravidade do uso de acusações falsas como instrumento de pressão.
NOVAS ATUALIZAÇÕES EM BREVE.
Por cardosomoreiranews.com