As chuvas que atingem o Norte e o Noroeste Fluminense já deixaram 2.600 famílias afetadas, 315 desalojadas e 9 desabrigadas em Itaperuna, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil na manhã deste sábado (7). O município também registrou 150 ocorrências relacionadas ao temporal.
Além do alto número de pessoas afetadas, o valão do bairro Cehab transbordou e agravou os problemas. Por causa da situação, o início das aulas na rede municipal foi adiado, já que algumas escolas estão sendo utilizadas como abrigos para famílias atingidas pelas enchentes. A prefeitura informou que continua realizando ações de assistência aos moradores.
Em São Fidélis, após um alerta emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), equipes da Defesa Civil voltaram às ruas nesta sexta-feira (6) para monitorar áreas de risco. A cidade foi atingida por um forte temporal, que deixou diversos pontos alagados.
A chuva também provocou a interdição da RJ-192 por causa de um deslizamento de terra. Em outro trecho do município, o nível do valão Catarina subiu e chegou a transbordar na última quarta-feira (4), causando transtornos aos moradores. A situação já foi normalizada e a rodovia liberada para o tráfego.
Por Yasmim Lima, g1