Esta é a operação mais letal da história do estado. No início da tarde, o tráfico orquestrou represálias em várias partes da cidade, que vive horas de tensão em um cenário de guerra.

A cidade do Rio de Janeiro tem cenário de guerra nesta terça-feira (28), depois que policiais e bandidos da organização criminosa Comando Vermelho (CV) entraram em confronto durante uma megaoperação policial para prender 100 traficantes nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Segundo o governo do Estado, a chamada "Operação Contenção" mobiliza mais de 2,5 mil policiais civis e militares com um balanço parcial de ​81 presos, ​72 fuzis apreendidos e grande quantidade de drogas.

Deflagrada após mais de um ano de investigação e 60 dias de planejamento, a operação cumpre centenas de mandados de prisão e de busca e apreensão.

"Estamos atuando com força máxima e de forma integrada para deixar claro que quem exerce o poder é o Estado. (...) O que estamos enfrentando não é mais crime comum, é narcoterrorismo", disse o governador Claudio Castro.

Balanço parcial:

  • 60 suspeitos mortos em confronto. Dois eram da Bahia; outro, do Espírito Santo.02 policiais civis e 2 policiais militares foram mortos.
  • Além deles, 3 inocentes foram feridos: um homem em situação de rua foi atingido nas costas por uma bala perdida e levado para o Getúlio Vargas; uma mulher que estava em uma academia também foi ferida, mas já recebeu alta; e um homem que estava num ferro-velho.
  • 81 pessoas foram presas.
  • Policiais apreenderam 75 fuzis, 2 pistolas e 9 motos.