Rio Muriaé se aproxima da cota de atenção em Itaperuna; Defesas Civis seguem em monitoramento na região.

As chuvas que atingiram a Zona da Mata Mineira nos últimos dias provocaram elevação no nível dos rios do Noroeste Fluminense. A situação segue sendo acompanhada pelas Defesas Civis municipais, mas, até o momento, não há registro de transbordamentos.

Em Itaperuna, o Rio Muriaé atingiu 2,85 metros no início da noite desta quinta-feira, ficando 15 centímetros abaixo da cota de atenção, que é de 3 metros. De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, Daniel Bernardo, o rio apresentou uma elevação de cerca de 17 centímetros em relação à última medição. O transbordo no município ocorre a partir de 4 metros.

Segundo a Defesa Civil, a elevação é causada principalmente pela água que chega das nascentes em Minas Gerais. Apesar disso, não há previsão de subida expressiva neste momento.

Em Pádua, o nível do Rio Pomba começou a baixar e chegou a 2,97 metros, saindo do estágio de alerta máximo.

Já em Porciúncula, o Rio Carangola manteve nível considerado normal, em torno de 1,10 metro, até a última medição registrada.

Em Bom Jesus, o Rio Itabapoana apresentou leve elevação e oscila em torno de 2,14 metros, ainda abaixo da cota de transbordo, que é de 3,10 metros.

Fonte:G1